26/02/13 às 17h44 - Atualizado em 11/10/17 às 16h44

Setur traça estratégias para 2013

A equipe de diretores, assessores e subsecretários da Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) se reuniu, nesta segunda-feira (25), para traçar as metas e diretrizes que serão priorizadas neste primeiro semestre de 2013. O encontro foi coordenado pelo secretário de Turismo Luis Otávio Neves e pelo secretário-adjunto Geraldo Bentes na intenção de validar o processo de organização e planejamento das ações de cada setor do órgão.

Com a proximidade da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, a reunião teve destaque para as ações relacionadas à execução de projetos específicos para esses grandes eventos. Cada setor da Secretaria foi convidado a apresentar metas projetadas no sentido de maximizar a promoção da cidade pré-copa e o aproveitamento dos legados pós-evento, algumas já em andamento, outras que serão desenvolvidas no momento dos jogos.

Para auxiliar, a subsecretária de Fomento e Eventos Estratégicos, Flávia Malkine, apresentou pesquisas que apontam o posicionamento de Brasília perante as demais cidades-sedes e diante dos torcedores que acompanham os jogos. “Estamos entre as três cidades mais conhecidas como sede da Copa do Mundo de 2014 e temos a oportunidade de receber a abertura da Copa das Confederações. Temos que desenvolver atividades robustas, mas pensar também nas ações simples, que chamam muita atenção”, disse a subsecretária.

Além da Copa, o grupo estabeleceu as prioridades de gestão deste semestre. Entre as ações citadas, estão a estruturação de novos roteiros, potencialização de convênios e parcerias com outros órgão e instituições, novos investimentos e legislações para o Turismo do DF, assim como a captação de novos recursos.

Na oportunidade, os subsecretários apresentaram também o balanço do semestre anterior, com metas cumpridas e aquelas que estão em andamento. “Fazemos esse encontro periodicamente para que todos os departamentos da Setur estejam cientes do conjunto de ações que planejamos e as dificuldades que eventualmente enfrentamos para cumpri-las”, explicou o secretário de Turismo.

Entre os temas revisados, foram abordados o Observatório do Turismo e o procedimento de implantação, a capacitação dos profissionais do setor que atuarão na Copa do Mundo, as ações de promoção da cidade no Brasil e no exterior, a captação de eventos estratégicos para a cidade, que já alcançou a meta estabelecida em 100%, e os projetos de melhoria da infraestrutura da cidade.

A assessora jurídica da Setur, Sônia Ramos, também atualizou o grupo sobre legislações peculiares que já vigoravam no âmbito do governo e novas normatizações. A subsecretária Ariádne Bittencourt e o secretário de Turismo reforçaram a importância do Conselho de Desenvolvimento do Turismo do Distrito Federal (Condetur) e o envolvimento de todos os nas atividades do grupo.