Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/03/13 às 19h08 - Atualizado em 11/10/17 às 16h44

The Economist destaca crescimento do turismo de negócios no Brasil

COMPARTILHAR

Estudo apontado pela revista britânica avalia que viagens nacionais e internacionais farão Brasil passar Itália, França e Reino Unido em viagem de negócios

A nota da coluna de turismo da revista The Economist, principal publicação especializada em economia no mundo, destaca estudo da consultoria GBTA (Global Business Travel Association) apontando as grandes perspectivas para o setor de turismo de negócio no Brasil.

O texto mostra que o país vive um ótimo momento do turismo doméstico no segmento de negócios, que este ano deve crescer 12,9%, movimentando US$ 27 bilhões. “Atualmente, as viagens domésticas dominam o mercado brasileiro de turismo no segmento negócios. Mas, com a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos no horizonte, novas oportunidades vão aparecer e mais empresas devem se interessar por esse mercado”, afirma a nota da Economist. O estudo avalia que, nos próximos dois anos, o Brasil deve superar Itália, França e Reino Unido no mercado de turismo de negócios.

Um dos indicativos de sucesso no mercado de negócios e eventos é a participação do Brasil no ranking da Associação de Congressos e Convenções (ICCA, pela sigla em inglês). Em seu último relatório, a instituição apontou que o Brasil subiu duas posições no ranking, de 9º para 7º colocado – sendo o único da América Latina entre os 10 primeiros. Neste cenário Brasília também se destacou ficando em 4 º lugar no ranking das cidades brasileiras, tendo recebido em 2011, 13 eventos classificados como internacionais segundo os critérios da ICCA.

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) tem trabalhado intensamente para continuar subindo no ranking e vem fazendo uma série de captações de eventos que garantam um fluxo de turistas na cidade, movimentando a economia local, ocupando a rede hoteleira, os restaurantes e locando carros, por exemplo.

Só em 2012 a equipe técnica da Setur-DF captou 9 eventos para os próximos anos. Dentre eles estão grandes congressos e conferências de tecnologia como o Plone Conference 2013, que reúne estudiosos e profissionais do sistema de gerenciamento de conteúdo protegido e divulgado por entidade específica, e o XVIII Congresso Mundial de Tecnologia da Informação (CMTI), que ocorrerá em outubro de 2016. O encontro, considerado a “Copa do Mundo da tecnologia”, acontece a cada dois anos e reúne cerca de três mil pessoas de 80 países.

Em 2013 o trabalho de captação da Setur-DF também está tendo grandes resultados e 4 grandes eventos já foram conquistados para a agenda de Brasília, como o Congresso Brasileiro de Psiquiatria, o Congresso Brasileiro de Neurocirurgia, o Congresso Internacional de Tensa-Estrutura (IASS-SLTE) e o Ironman.

 

Com informações da Embratur