Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/05/13 às 17h33 - Atualizado em 27/05/13 às 17h54

Time de voluntários reforçou atendimento aos torcedores

COMPARTILHAR

Dois estandes da secretaria de Turismo contaram com 30 voluntários do CIL para auxiliar público

O último jogo teste do Mané Garrincha antes da abertura da Copa das Confederações foi um sucesso. A melhoria na comunicação e orientação do público foi fundamental para que as centenas de torcedores aproveitassem o espetáculo esportivo. Dois estandes montados pela secretaria de Turismo (Setur-DF) nas proximidades do estádio auxiliaram o público com informações sobre entradas na arena, opções de transporte público e áreas de estacionamento.

Além de técnicos da Setur-DF como coordenadores da ação, 30 voluntários do projeto Um Gol de Educação ajudaram a montar um time de peso que ajudou no acesso ao público. Os 30 jovens estão entre os 800 alunos dos oito Centros Interescolares de Línguas selecionados para atuar como voluntários na Copa das Confederações da FIFA 2013 e na Copa do Mundo da FIFA 2014.

Para o clássico de domingo (26), entre Santos x Flamengo pela abertura do Campeonato Brasileiro, esses 30 voluntários foram escalados para orientar os torcedores sobre as rotas do estádio, os ônibus especiais e as áreas de estacionamento. O grupo também passou informações sobre a cidade e fez atendimento em outros idiomas quando necessário. “O acesso até aqui foi fácil, o pessoal lá fora nos atendeu muito bem e deu todas as informações”, elogiou Renato Sena, 32 anos, ao lado da namorada Viviane Barbosa, 26 anos.

Edson Jonatam, estudante de Taguatinga se voluntariou para ter contato com os grandes eventos e aproveitar a oportunidade de praticar o idioma estudado. “É uma boa oportunidade de falar com pessoas de outros países e também é legal poder participar, ver como a cidade funciona com eventos de grande concentrações de pessoas. Um dia eu contarei tudo isso para os meus filhos”, disse. “É uma oportunidade de se comunicar com as pessoas, treinar. É uma emoção muito grande estar aqui. Primeiro a gente pensa que não vai dar conta de atender as pessoas, mas foi muito tranquilo, uma experiência muito legal”, completou, Débora Gomidez, aluna do Guará.

Atendimento ao Turista

A disponibilização de estandes de atendimento nas proximidades do estádio é uma das ações da secretaria de Turismo para potencializar o atendimento aos turistas nos grandes eventos. Hoje a cidade já conta com 7 Centros de Atendimento ao Turista e na para a Copa das Confederações serão colocados mais cinco pontos como os do clássico Flamengo x Santos para orientar os torcedores.

“Queremos que os visitantes e moradores da cidade tenham todas as informações que precisam para aproveitar os grandes eventos com tranquilidade. Além disso, queremos também estimular a visitação na cidade para que esses milhares de torcedores descubram as belezas de Brasília”, explicou Luís Otávio Neves, secretário de Turismo do DF

Um Gol de Educação

O projeto começou em 2009, antes mesmo da escolha de Brasília como cidade-sede dos eventos, com a meta de capacitar os alunos dos Centros Interescolares de Línguas dentro do conceito de voluntariado. De lá para cá, eles já fizeram várias atividades teóricas e práticas para aprimorar os idiomas, o atendimento ao público e os conhecimentos sobre a cidade.

A estimativa é que cerca de 200 voluntários do projeto participem da Copa das Confederações, em junho deste ano. Para o Mundial de 2014 a meta é bem mais ousada: envolver mais de 1.000 alunos no trabalho. “A ideia é criar oportunidades para eles no futuro”, destaca a coordenadora do projeto, Ana Cristina Chaves.