Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/10/20 às 13h14 - Atualizado em 1/10/20 às 15h09

Turismo Cívico vai trazer milhares de estudantes e professores de todo o Brasil para conhecer Brasília

COMPARTILHAR

Moisés Ponte (Voetur), Renato Costa, da Forma Turismo, Vanessa Mendonça, secretária de Turismo do DF, e Humberto Cançado, diretor da Voetur assinam Termo de Cooperação para implementar turismo Cívico Pedagógico

Termo de Cooperação entre a Voetur e a Forma Turismo fortalece o projeto da Secretaria de Turismo voltado ao desenvolvimento do Turismo Cívico Pedagógico destinado a estudantes de todo o país.

O programa Brasília, nossa Capital – Turismo Cívico Pedagógico para o Brasil e para o Mundo, que desenvolve ações de promoção de Brasília como Capital do País e que vai trazer para visitas a Capital milhares de estudantes e professores de escolas públicas e privadas de todo o país terá uma nova dimensão e uma dinâmica muito mais célere com a assinatura nesta terça-feira de Termo de Cooperação entre duas gigantes do mercado: o Grupo Voetur e o Forma, maior empresa de turismo pedagógico do Brasil,com mais de 20 anos de experiência e idealizadora do Projeto Conhecer.

A cerimônia ocorreu na Casa de Chá, localizada na Praça dos Três Poderes, e contou com a presença da Secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, do diretor da Voetur, Humberto Cançado, e do diretor da Forma Turismo, Renato Costa. “E assim damos início a uma parceria que já nasce forte, unindo o poder público e a iniciativa privada para trazer estudantes de escolas públicas e particulares de todos os estados para vivenciar experiências de civilidade e patriotismo, percorrendo os escaninhos que a História guardou nos palácios e monumentos concebidos por JK e Niemeyer”, destacou a Secretária de Turismo Vanessa Mendonça.

 

Com foco na educação para a cidadania, o programa da Secretaria de Turismo do Distrito Federal pretende tornar a Capital Federal em rota obrigatória na formação de cidadãos que queiram conhecer e compreender como funcionam as instituições e como elas interagem.

 

Cidade Planejada, sede dos poderes da República e palco das principais decisões da vida política, econômica e cultural do Brasil, além de ter sido reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade e Cidade Criativa do Design, Brasília reúne um acervo da História do país que nenhuma outra cidade tem e que precisa ser conhecida por todos os brasileiros, principalmente os mais jovens.

 

Renato Costa, da Forma Turismo, lembrou que “nossa empresa existe há 23 anos e reúne experiência na atuação no Turismo Pedagógico, desenvolvendo a programas para estudantes de escolas públicas e particulares, como o que vamos fazer agora para trazer para cá estudantes de todos os estados que aqui vivenciarão experiências de cidadania”.

 

Já o diretor da Voetur, Humberto Cançado, destacou que “nossa organização vai propiciar as melhores condições para que a Forma Turismo possa executar seu trabalho apoiando-se na sua capilaridade em todo o país”.

 

A vice-presidente da Associação de Guias de Turismo do DF, Maria José, salientou que “o projeto vem complementar as atividades do turismo em Brasília e vai permitir que esses jovens possam ver de perto como funcionam os poderes da República, como eles interagem, e ver Brasília sob a ótica da História, da Cultura e das suas virtudes arquitetônicas”.
A expectativa do segmento com o desenvolvimento desse programa é de que a união desses dois grandes grupos vai fortalecer a indústria do turismo local, pois as ações que serão realizadas vão mobilizar toda a cadeia do segmento aqui no DF, propiciando desde o aumento do fluxo de passageiros no aeroporto, ao incremento da ocupação dos leitos da rede hoteleira, até chegar ao consumo nos bares, restaurantes e em todo comércio local.

 

A Secretária Vanessa Mendonça destacou que “daremos todo o apoio e fazer o que for preciso para a promoção desse importante programa e iremos acolher esses jovens que vierem para cá como se estivéssemos recebendo os nossos filhos”.