Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/04/13 às 18h49 - Atualizado em 3/04/13 às 18h52

TV Japonesa mostra preparação de Brasília para a Copa das Confederações

COMPARTILHAR

Em entrevista, secretário de Turismo fala sobre meios d ehospedagem, segurança e capacitação para o evento.

Em 15 de junho deste ano, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha será palco do jogo entre Brasil e Japão, na abertura da Copa das Confederações. Com a proximidade do evento, o público japonês já demonstra interesse em conhecer melhor o destino e tudo o que a Capital Federal tem a oferecer. Esta semana, o jornalista Fujimoto Masaya e a produtora Ana Suzuki estão na cidade para gravar uma matéria especial sobre a infraestrutura preparada para a ocasião. Nesta quarta-feira (3), o entrevistado foi o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves.

A reportagem aborda temas como a oferta de leitos, meios alternativas de hospedagem, capacitação de mão de obra, segurança e a estrutura da arena multiuso. Além de ter acesso a pesquisas sobre a hotelaria tradicional, os jornalistas se interessaram pelas opções alternativas, como o sistema Cama e Café e a construção do camping, que será outra opção prevista para a Copa do Mundo de 2014.

“Nossa hotelaria já comporta a quantidade de leitos sugerida pela FIFA (Fédération Internationale de Football Association). Entretanto, queremos atender bem o público que opta por meios de hospedagem mais baratos e pela receptividade do sistema Cama e Café”, explicou o secretário de Turismo.

O modelo de hospedagem segue o formato já bastante tradicional em outros países, onde os moradores da cidade se cadastram para receber os turistas, oferecendo leito e café da manhã. Em Brasília, o sistema deve passar por regulamentação em breve. Desta forma, a Capital Federal será pioneira na normatização desta modalidade no Brasil.

Os jornalistas deverão permanecer na cidade até amanhã (4), quando ainda colherão depoimentos do secretário Extraordinário da Copa, Cláudio Monteiro, pessoas que se matricularam nos cursos de capacitação que estão sendo oferecidos pelo governo local e interessados em aderir ao Cama e Café.

O material servirá como base para matérias que serão veiculadas na TV Nippon Hoso Kyokai. A emissora é mantida pelo governo japonês e possui umas das maiores audiências do país. Segundo Masaya, a programação atinge cerca de dois milhões de telespectadores diariamente. A reportagem sobre Brasília entrará na pauta de vários jornais da grade.