Governo do Distrito Federal
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4/12/13 às 18h39 - Atualizado em 4/12/13 às 18h47

Último Boletim de monitoramento analisa perfil de visitante de Brasília

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A pesquisa feita busca mapear a situação socioeconômica do turista e os hábitos deste público que vem a capital nos pontos turísticos


A partir de resultados coletados por pesquisa em três pontos turísticos (Catedral Metropolitana, Torre de TV e a Praça dos Três Poderes), na Rodoviária Interestadual e no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, a Secretaria de Turismo apresenta um perfil do visitante de Brasília. O estudo contemplou mais de quatro mil turistas, os questionários foram aplicados no período de alta temporada (1 a 10 de setembro) e baixa temporada (15 a 24 de julho).

Entre as unidades da federação há um destaque maior para os turistas oriundos de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Bahia e Rio Grande do Sul. Já os visitantes estrangeiros o destaque maior são dos com 21,8% Estados Unidos, seguidos de Portugal e Alemanha em alta temporada. Em baixa temporada, os norteamericanos também lideram, seguidos dos residentes da França e Espanha.

Os turistas brasileiros de alta temporada, permanecem sendo do sexo masculino, com faixa etária entre 25 a 31 anos, casados, ensino superior, empregado no setor privado e de renda média entre R$623,00 e R$1.866,00. No período de baixa, o cenário muda, e o público majoritário é feminino, com idade entre 32 a 40 anos, casadas ensino superior, emprego no setor privado, com faixa de renda entre R$3.111,00 e R$6.220,00. Veja a ìntegra do boletim

Já o turista estrangeiro em alta temporada são em sua maior parte homens, maior concentração de faixa etária entre 25 a 31 anos, casados, ensino superior, emprego em setor privado e com renda entre R3.111,00 e R$9.330,00. Já em baixa temporada, homens também se sobrepõe, contudo a faixa etária varia de 18 a 24 anos, solteiros, ensino superior e emprego no setor privado, não há percentual de renda. A permanência destes turistas tem aumentado na cidade indicando que 63,2% ficam de três a mais dias. Além disso, do público pesquisado 81,2% recomendariam a cidade aos amigos ou familiares. Diversos outros dados são apresentados como o uso do serviços de informação turística, dos meios de hospedagem, dos serviços de transporte

Eventos

O Boletim apresenta uma análise do Maior São João do Cerrado, que foi realizado em Ceilândia, entre os dia 7 a 11 de agosto de 2013. A pesquisa aponta que a festa já é um potencial turístico. Cerca de 250 caravanas de outros estados e até países vizinhos. Entre as unidades federativas se destacam Goiás (50%), São Paulo (12,2%), Bahia (8,5%) e Paraíba (7,3%). O público do evento é de 56,7% de homens e 43,3% feminino, com predominância, de faixa etária entre 18 a 40 anos.

Também foi analisada a série de eventos Goal to Brasil, idealizada pelo Instituto Brasileiro de Turismo – Embratur. O objetivo é promover os atrativos turísticos em outros países do destino Brasília, enquanto cidade-sede da Copa do Mundo 2014.

Entre 9 e 13 de setembro, em Bogotá, na Colômbia, a equipe da Secretaria de Turismo do Distrito Federal buscou realizar pesquisa exploratória. Esta apontou que a Colômbia é a 13ª emissora de turistas para o Brasil. Em 2012 foram mais de 100 mil turistas, crescimento de 9,8% em comparação ao ano anterior.