27/06/24 às 17h37 - Atualizado em 27/06/24 às 17h37

Abertas as inscrições para as edições de 2024 do Prêmio Brasília de Manualistas e do Prêmio Brasília de Artesanato

Iniciativas têm inscrições abertas até o final de julho e buscam valorizar a criatividade e o trabalho artesanal e manual, além de contar com premiações em dinheiro

O Sebrae no Distrito Federal está com inscrições abertas para duas premiações que têm como objetivo valorizar e estimular a produção de peças artesanais e manuais, celebrando a originalidade, a herança cultural e a variedade de técnicas da região. As premiações em destaque são o 4º Prêmio Brasília de Artesanato e o 3º Prêmio Brasília de Manualistas, cujas inscrições ficam abertas atéo dia 28 de julho.

O Prêmio Brasília de Artesanato, realizado em parceria com a FINANCEIRA BRB e a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur/DF), é uma iniciativa já estabelecida no calendário local, e reconhece o valor do artesanato como um elemento fundamental para o desenvolvimento criativo e cultural, valorizando a diversidade e a inovação do setor. A iniciativa tem, ainda, o propósito de promover a visibilidade dos artesãos e impulsionar a geração de renda.O prêmio também visa preservar tradições, fomentar a inovação e promover a inclusão dos artesãos no cenário local.

Os trabalhos na premiação serão avaliados em quatro categorias distintas: mestre artesão, artesão, artesão iniciante e artesão contemporâneo. Os vencedores terão seus trabalhos destacados em um catálogo digital que apresentará informações sobre suas trajetórias, técnicas de produção e fontes de inspiração, visando promover o artesanato regional e estimular sua comercialização. Além disso, os profissionais reconhecidos receberãotroféus, certificados e serão premiados com valores em dinheiro, variando de R$4 mil a R$10 mil.

Para se inscrever no 4º Prêmio Brasília de Artesanato, os artesãos interessados devem acessar o site oficial da premiação, preencher o formulário de inscrição com as informações necessárias, anexar uma foto da Carteira Nacional do Artesão, e optar pelas categorias disponíveis com base em sua experiência e capacidade de produção artesanal.

Já o3º Prêmio Brasília de Manualistas visa celebrar a produção dos trabalhadores manuais do Distrito Federal. A iniciativa busca não apenas enaltecer e premiar o talento manual, mas também divulgar e mapear a diversidade da produção local.

Nesta premiação, os trabalhos manuais serão avaliados em categoria única. Os manualistas interessados em concorrer aoprêmio devem possuir a Carteira Distrital de Trabalhador Manual emitida pela Setur/DF, dentro do prazo de validade, e ainda registro de CNPJ como Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) ou Empresa de Pequeno Porte (EPP), devidamente cadastrado no Distrito Federal.

As inscriçõesdevem ser realizadas exclusivamente por meio do site oficial do prêmio: www.premiobrasiliamanualistas.com.br.A premiação inclui o pagamento em dinheiro, também variando de R$4 mil a R$10 mil, além da entrega de certificados e troféus.

TRILHA DE CONHECIMENTO

Para elevar o nível dos trabalhos que irão concorrer às premiações, o Sebrae no Distrito Federal irá promover uma série de palestras e oficinas aos inscritos. As atividades integram as trilhas de conhecimento e acontecem nos meses de julho e agosto, em nove regiões administrativas: Ceilândia, Lago Norte, Planaltina, Taguatinga, São Sebastião, Gama, Brazlândia, Cruzeiro e Sobradinho I. As inscrições são gratuitas e com vagas limitadas nos sites: www.premiobrasiliadeartesanato.com.br e www.premiobrasiliamanualistas.com.br

Serviço –4º Prêmio Brasília de Artesanato e 3º Prêmio Brasília de Manualistas

Inscrições: www.premiobrasiliadeartesanato.com.br e www.premiobrasiliamanualistas.com.br