Azulejos de Athos Bulcão foram entregues ao Papa Francisco I
Em sua primeira visita oficial ao novo Papa da Igreja católica, a presidenta Dilma Rousseff escolheu o trabalho de um dos principais artistas de Brasília para presentear Francisco I. Réplicas dos mais tradicionais dos azulejos de Athos Bulcão foram entregues ao pontífice, um retratando a Pomba do Espírito Santo e outro a Estrela de Belém. Ambos símbolos católicos.
Os azulejos originais se encontram na tradicional Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima, localizada na quadra modelo 307/308 sul. Inaugurada em 1958, a capela foi construída a pedido da primeira-dama Sarah Kubitschek, como louvor a uma graça de cura recebida pela filha de Juscelino Kubitschek, presidente que determinou a construção da cidade.
Após cem dias de trabalho a igreja tomou a forma de um chapéu de freira, com o teto em formato de lenço e três pilastras que a sustentam. A igrejinha foi desenhada por Oscar Niemeyer e é famosa pelos azulejos de Athos Bulcão que a enfeitam.
Athos Bulcão e Brasília
Athos Bulcão é um dos responsáveis pela beleza da Capital Federal. Na função de escultor e moisaicista colaborou com o arquiteto Oscar Niemeyer na construção de Brasília, foram diversas pinturas, azulejos, fotomontagem, objetos e painéis que estão presentes em vários espaços públicos da capital. Além do trabalho feito na igrejinha de Nossa Senhora de Fátima, também é possível encontrar sua obra no relevo externo do Teatro Nacional Claúdio Santoro, no hotel Brasília Palace, nos painéis do aeroporto e do Parque da Cidade, por exemplo.