2/10/21 às 16h16 - Atualizado em 2/10/21 às 16h27

Brasília está pronta para se consolidar como um forte destino turístico

Esse cenário será apresentado durante a 48ª Abav Expo&Collab, a maior feira de negócios e turismo da América Latina

Foto: Renato Braga/ Setur-DF

A hospedagem é o primeiro contato do visitante com a cidade. Onde começa e termina a sua jornada de experiência. Dessa forma, a Secretaria de Turismo do DF, desde o início da gestão em 2019, caminhado junto com o segmento, uma vez que um destino não se consolida sozinho, mas com políticas públicas eficientes e em sinergia o trade. Para fortalecer essa conexão, a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, se reuniu, na manhã desta sexta-feira (1º/10), com os associados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-DF).  Na pauta, fortalecer a parceria com o segmento durante a 48ª Abav Expo & Collab, que vai acontecer em Fortaleza (CE), dos dias 6 a 8 de outubro.

“Desde o início da nossa gestão, estamos trabalhando diuturnamente para mudar a percepção conceitual sobre Brasília e estamos conseguindo”, afirmou a secretária Vanessa Mendonça. Nesse sentido, a vice-presidente da ABIH-DF, Adriana Pinto, relatou que a capital se consolida como destino. “Brasília não é mais apenas um hub aéreo ou rodoviário. Antes só se falava da Chapada dos Veadeiros por aqui. As pessoas hoje estão buscando a cidade como destino turístico, o que eu nunca vi antes. Mais ainda, elas têm saído daqui encantadas. Tenho certeza que é resultado de um trabalho sério que começou há 2, 3 anos. As oportunidades de negócios que vislumbramos hoje enchem nossos olhos de brilho, uma vez que o setor de hotelaria sofreu bruscamente com o período de lockdown imposto pela pandemia”.

Mercado e negócios

Para o presidente da ABIH-DF, Henrique Severien, também reconhece o trabalho interno realizado pelo governo do Distrito Federal para destacar as vocações da cidade e acredita que a 48ª Abav Expo&Collab será um bom canal para apresentar o novo cenário. “Brasília está acompanhando as novas tendências para o futuro e crescendo na oferta de novos segmentos, como gastronomia, cultura e lazer. O turismo de negócios está perdendo forças e Setur-DF está antenada com a nova ordem”, disse Henrique.

A secretária Vanessa Mendonça destacou que a feira da Abav  é uma oportunidade de gerar negócios, de colocar Brasília comercialmente competitiva e de estar perto dos principais players do setor. “A participação do trade é imprescindível, considerando que é a feira de turismo mais importante da América Latina e onde acontece a maior concentração de quem vende e opera destinos turísticos, num cenário de demanda reprimida e mercados ávidos para voltar a operar em escala”, afirmou.

Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça. Foto: Renato Braga/ Setur-DF

Segundo Adriana Pinto, a aliança que está sendo construída entre o setor hoteleiro e a Secretaria de Turismo só tem sido possível em função da quebra de paradigmas que a pasta está realizando em Brasília. “Estamos vivendo um momento de desafios, no entanto, o trabalho interno está sendo feito e já existe um novo olhar para a capital”, reconheceu.

“Fizemos nosso dever de casa: fortalecemos nossos segmentos, diversificamos nossos produtos, ampliamos a percepção de Brasília como destino. Estamos prontos para resultados que esta cidade nunca experimentou, a retomada vai ser concreta. Pois, no ecossistema de conexão, é a aliança forte com o setor privado que faz um destino acontecer de verdade”, finalizou a secretária Vanessa Mendonça.