Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/09/21 às 19h30 - Atualizado em 23/09/21 às 19h33

Embaixador do Panamá recebe a Menção Honrosa pelo Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo

COMPARTILHAR

O Prêmio é um reconhecimento pelo trabalho do embaixador em prol do fortalecimento, cada vez maior, das relações entre Brasília e Panamá  

 

Secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, e o Embaixador do Panamá Miguel H. Lexcaro Bárcenas. Foto: Renato Braga/Setur-DF

 

O Panamá (oficialmente República do Panamá) é um país da América Central, localizado no istmo que liga o Mar das Caraíbas ao Oceano Pacífico. Sendo a segunda maior economia da América Central, o Panamá tem sua principal fonte de renda no Canal (que liga o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico), representando parcela significativa do PIB, avaliado em cerca de 66 bilhões de dólares em 2019.

 

Outro aspecto que se destaca é o potencial turístico. Devido à política de incentivos financeiros e descontos sobre impostos a visitantes e aposentados estrangeiros, o Panamá passou a ter destaque como um dos melhores países para se aposentar. Em 2019, 2,5 milhões de turistas passaram pela região. Nos últimos dez anos, de acordo com dados do Ministério do Turismo, o número de brasileiros visitando o Panamá cresce 212%.

 

 

O Brasil tem uma excelente conectividade com a República do Panamá. Recife, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília possuem voos diretos para o destino, o que estreita ainda mais os laços de cooperação entre os dois países.

 

Para firmar ainda mais essa parceria, o Embaixador do Panamá, Miguel H. Lexcaro Bárcenas, foi homenageado com o 1º Prêmio Brasília: o Novo Olhar do Turismos, e recebeu das mãos da secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, a medalha de Menção Honrosa, pela contribuição e reconhecimento ao apoio e ações que estão contribuindo para a consolidação de Brasília como destino turístico.

 

“É uma honra entregar ao Senhor Embaixador está tão merecida homenagem. Este prêmio tem o objetivo de reconhecer nossas relações, fortalecer nossos laços e promover o turismo entre nossas cidades e nossas capitais. Quero agradecer ao Embaixador Miguel, por estar sempre presente em nossas ações, nos apoiando e nos conectando, inclusive, com outros países, eu agradeço em nome do nosso governador Ibaneis Rocha”, agradeceu a Secretária.

 

Secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, e o Embaixador do Panamá Miguel H. Lexcaro Bárcenas. Foto: Renato Braga/Setur-DF

 

O Embaixador Miguel H. Lexcaro Bárcenas se sentiu reconhecido e honrado com o prêmio, e afirmou que a parceria e a boa relação diplomática contribuem para o avanço econômico e turístico “Eu estou muito feliz e surpreso com esta homenagem. “Quando conhecemos o país, a cidade, fica mais fácil promover. É uma honra receber a senhora e sua equipe aqui na embaixada do Panamá. Estamos muito conteste com este pequeno detalhe que é muito significativo para o nosso país. Muito obrigada”, finalizou o embaixador.

 

 

Assessor Vitor Andrade, Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, o Embaixador do Panamá Miguel H. Lexcaro Bárcena Foto: Renato Braga/Setur-DF

 

Sobre o Prêmio

 

O primeiro Prêmio Brasília: o Novo Olhar do Turismo é uma ação inédita da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, em parceria com a Fecomércio, Sesc, Senac e Fundação Athos Bulcão para homenagear profissionais e iniciativas que, nos últimos 24 meses, vem contribuindo para a consolidação da capital federal como destino turístico. Além das 23 categorias premiadas, entre iniciativas e profissionais, a premiação também reconhece com Menção Honrosa personalidades que vem contribuindo significativamente pela cidade.