Evento que conta com apoio da Secretaria de Turismo conta com representações de 26 países
Com 700 artesãos de 26 países expondo seus trabalhos, a 13ª Feira Internacional de Artesanato (Finnar) estará aberta ao público até o próximo domingo (21). O evento, que recebeu 110 mil visitantes em 2018, tem o apoio da Secretaria de Turismo (Setur) e foi aberto oficialmente na segunda-feira (15), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
“O artesanato tem o poder de atrair turistas para a nossa cidade e de levar a nossa cidade para o Brasil e para o mundo”, destacou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, durante a abertura do evento. De acordo com ela, o apoio dado pela Setur é reflexo de um compromisso firmado pelo Governo do Distrito Federal em atender a população e fomentar a economia por meio do Turismo, que é o segmento responsável pela geração de um em cada cinco empregos no mundo.
O Distrito Federal conta com mais de 10 mil artesãos cadastrados que produzem produtos elaborados com diversas técnicas e materiais. Quem visitar a Feira poderá ver e adquirir, além dos trabalhos de artesãos brasilienses que foram selecionados para expor e vender seus produtos, peças de países como Senegal, Marrocos, México, Cuba, Chile, Colômbia, Turquia, Rússia e República Tcheca.
Rota do Artesanato – Como forma de movimentar esse mercado que movimenta R$ 50 milhões por ano no Brasil, a Secretaria de Turismo está finalizando a elaboração da Rota do Artesanato, que terá o objetivo de atrair turistas para conhecerem mais de perto a produção artesanal da capital federal.
Vanessa Mendonça destacou que o momento atual é propício para a criação dessa Rota. “Fechamos um acordo de stopover com a TAP para que turistas europeus possam ficar até cinco dias em Brasília sem aumento da passagem. Vamos apresentar uma rota especial para esse público para que eles possam conhecer o lindo trabalho dos artesãos da nossa capital. O artesanato será mais uma ferramenta de atração dos turistas”, afirmou a secretária de Turismo.