Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
13/06/24 às 16h14 - Atualizado em 18/06/24 às 15h32

Secretaria de Turismo do Distrito Federal inaugura 3° Loja de Artesnato na Feira do Guará

No último sábado, 8, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) inaugurou a 3° loja de Artesanato de Brasília, na Feira do Guará. A cerimônia de inauguração contou com autoridades, artesãos e manualistas convidados.

 

Além de ser um novo empreendimento na região, permitindo que artesãos e manualistas recebam mais visibilidade em seus trabalhos, a loja também atua como uma ferramenta para a valorização da cultura de produções artesanais, estando localizada em um ponto estratégico, ao lado da estação de metrô, facilita o acesso de moradores e turistas.

 

“A inauguração dessa nova loja é uma realização para os artesãos e manualistas de Brasília que tanto nos enche de orgulho em feiras, eventos e ações, tanto nacionais como internacionais. É um trabalho da Secretaria de Turismo com apoio do Governo do Distrito Federal.” Cristiano Araújo, Secretário de Turismo do Distrito Federal.

 

Cristiano Araújo, Secretário de Turismo do Distrito Federal na inauguração da loja. Foto: Yasmin Ibrahim – Setur/DF

 

Esse é um importante marco para os artesãos e manualistas de Brasília, que agora possuem mais um espaço para exposição e comercialização de suas obras, fomentando a economia local e oferecendo uma oportunidade de renda a esses artistas manuais.

 

“O artesanato é turismo, para além do turismo, o artesanato é desenvolvimento econômico, são pequenos negócios, até por isso está dentro do Ministério do empreendedorismo, porque o artesão é um empreendedor. Ele é um produtor cultural, mas ele é um empreendedor também.” Beatriz Ellery, Secretária Nacional do Artesanato e do Microempreendedor Individual.

 

Outros postos da Setur-DF


A Secretaria de Turismo do Distrito Federal possui outras duas lojas de artesanato, localizadas no Pátio Brasil e no Alameda Shopping. 

 

Além disso, os artesãos e manualistas também têm à disposição o Espaço cultural de turismo e artesanato, localizado na 507 sul, onde ocorrem palestras e oficinas para o desenvolvimento dos artesãos.