Ocorreu, na manhã desta quarta-feira (12), a pedido do secretário de Turismo do DF (Setur/DF), Cristiano Araújo, a 75ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Turismo do Distrito Federal (Condetur). A primeira reunião do ano contou com grande participação do trade, onde foram apresentados os resultados dos primeiros 100 dias dessa gestão, proporcionando uma verdadeira reestruturação no Turismo do Distrito Federal.
Durante o encontro, o dirigente da pasta apresentou o novo corpo operacional da Secretaria e apontou a realização das ações previstas para a gestão, com o objetivo de trazer novos vínculos e novas oportunidades de crescimento para o Turismo do DF, com estratégias traçadas com a colaboração dos membros do conselho que compõem toda a cadeia produtiva do segmento.
“Ressalto que esta gestão reconhece a importância deste colegiado que abrange todos os setores do segmento turístico, com os representantes de todos os órgãos e entidades do setor produtivo. Nesta gestão vamos trabalhar em parceria com todo o trade, seguindo a missão e a visão da Secretaria que busca fomentar, cada vez mais, Brasília por meio da publicidade, para, de fato, vendermos o turismo da capital do país nacional e internacionalmente”, afirmou o secretário Cristiano Araújo.
A promoção de Brasília contará com o apoio e o trabalho da Secretaria de Relações Internacionais. O secretário Paco Britto, participou da reunião e reforçou a necessidade de um trabalho conjunto, em busca de uma promoção turística, cada vez mais eficaz. “O CONDETUR é muito importante para o Distrito Federal, para que possamos juntos com a sociedade civil, e com a orientação do nosso governador, Ibaneis Rocha, e nosso secretário, Cristiano Araújo, darmos posicionamento do Turismo do Distrito Federal, pois essa é uma indústria que cresce ano a ano, trazendo riquezas para o nosso DF com os turistas que vêm e os que nós podemos mandar pra fora”, finaliza o secretário Paco.
Os membros do conselho aprovaram as ações da Secretaria neste primeiro trimestre da gestão. Um exemplo é o do presidente do Sindicato de Turismo Rural e Ecológico do Distrito Federal e Entorno (Ruraltur) Fernando Mesquita, que demonstra apoio às propostas apresentadas neste primeiro encontro. “Saímos da reunião animados, com uma expectativa muito grande de somarmos com a Secretaria de Turismo de Brasília”. Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), Henrique Severien, o encontro é uma oportunidade para cada entidade apresentar sugestões, ações e cobranças para o setor. “Este é o fórum legítimo. Aqui é o ambiente onde todas as entidades têm a condição de se manifestar de maneira independente e defender os interesses de cada um, e dos seus associados, dos seus contribuintes. Enfim, este é o lugar certo”, afirma Henrique.
Em pauta, ocorreu a votação para a marcação da data mensal do encontro, que acontecerá em todas as últimas quintas-feiras dos meses, deste ano.